top of page

Nossa História

A Igreja Batista Central de Sorocaba teve sua origem na defesa dos ensinos bíblicos. Oriundos da Primeira Igreja Batista de Sorocaba (atual Igreja Batista Shekiná), alguns membros resolveram deixa-la por não concordar com as posições doutrinárias ora assumidas, saindo sem criar qualquer embaraço ou contenda, filiando-se à Primeira Igreja Batista de São Caetano do Sul.

 

Liderados pelo diácono Benedito Dorta Bernardes, desejosos de expandir o evangelho, aquele grupo de irmãos logo iniciou um novo trabalho como Congregação da PIB de São Caetano do Sul. E Deus os honrou. Uma pequenina casa foi alugada à Rua Gonçalves Crespo, 82, no Alto do Santana, hoje conhecido como Vila Santana. Ali ficaram por pouco tempo até transferirem-se para um singelo salão na Rua Voluntário Altino, 46, no Além Ponte, onde finalmente se organizariam com uma Igreja independente.

 

Organizada em 20 de fevereiro de 1954, recebeu inicialmente o nome 2ª Igreja Batista de Sorocaba. Com trinta membros fundadores, a pequena igreja avançou em seu trabalho, sendo orientada interinamente pelo Pr. João Lemos, de 1954 a 1955, e auxiliada pelo Pr. Roque Monteiro de Andrade, que diversas vezes esteve presente para realizar a Ceia do Senhor, e presidir assembleias. Foi ele também o mensageiro no Culto de Organização da Igreja, tendo-se baseado em Romanos 1.8-14 para transmitir uma rica e penetrante mensagem incentivando todos a não parar, mas “insistir em pagar com brevidade a dívida que temos para com o mundo perdido anunciando-lhe o evangelho da cruz”. Compromisso levado a sério ao longo de sua existência.

 

O seu primeiro pastor titular foi o missionário Alfred Roy Major, que tomou posse em 10 de dezembro de 1955, mas por motivo de saúde de sua esposa, precisou regressar aos EUA. Seu ministério foi curto, porém muito frutífero. Foi no seu ministério que a Igreja decidiu mudar o nome e, em Janeiro de 1956, passou a se chamar Igreja Batista Central de Sorocaba. O Pr. Alfred pastoreou a Igreja até o dia 02 de junho de 1956.

A Igreja ficou sem pastor até o dia 20 de outubro de 1956, quando assumiu o Pr. Isaac Silvestre da Silva. Com toda dedicação e certo sacrifício, ajudou a Central a consolidar-se como uma Igreja pujante e operosa. Foi nessa época que foi adquirida a atual propriedade, onde está localizado o seu templo, à Rua Doutor Pereira da Rocha, 155. A compra do terreno e a construção do templo foi uma obra de fé. Por ocasião do culto de lançamento de sua pedra fundamental, foi o mensageiro o ex-padre, Dr. Aníbal Pereira dos Reis. O Pr. Isaac, após um longo pastorado, entendendo ser vontade de Deus ir para outro local, encerrou ali o seu ministério em 05 de setembro de 1970.

Foram muitos os servos de Deus que ao longo de sua história apascentaram a Central. Homens que, pela fé, enfrentaram inúmeros desafios, sofreram por suas limitações e fraquezas, mas foram usados como instrumentos de Deus no cuidado de Sua igreja. Não podemos negar que esta Igreja foi e tem sido muito abençoada!

 

Conheça os pastores que passaram pela nossa Igreja:

  • João Lemos (1954-1955) - Pastor Interino

  • Alfred Roy Major (1955-1956)

  • Isaac Silvestre da Silva (1956-1970)

  • Emigdio José Pinheiro (1971-1974)

  • Ebenézer Carlos dos Santos (1975-1981)

  • Júlio de Oliveira Sanches (1982-2008)

  • Natanael Gabriel da Silva (2008-2012)

  • Jefferson Rodolfo Cristianini (2009-2012) - Pastor de Juventude

  • Jackson Garcia Parreira (2012-2014) - Pastor Interino

  • João Vitor da Silva Luques (2021-2023) - Pastor de Auxiliar e Juventude

Atualmente o Senhor nos têm abençoado com a vida do Pr. Jadison Oliveira da Matta que, acompanhado de sua esposa Alessandra e suas duas filhas, desde 21 de fevereiro de 2015 vêm trabalhando para que esta igreja cresça, focada em Jesus, e cumpra a sua missão. 

Sobre sua relevância, a Central foi responsável pela plantação de outras 4 igrejas na Cidade de Sorocaba/SP, são elas: Igreja Batista no Central Parque, Igreja Batista em Vila Santana, Igreja Batista no Jardim Maria do Carmo e Igreja Batista Nova Canaã. Além destas, é a origem de outras duas igrejas na Cidade: Igreja Batista Boas Novas de Sorocaba e Igreja Batista Aliança. E também é mãe da Primeira Igreja Batista em Salto de Pirapora/SP. 

Cabe destacar ainda, dentre suas obras, a maior em relevância social, o Colégio Batista de Sorocaba, que há mais de 25 anos vem alcançando vidas com a mensagem do Evangelho e oferecendo uma educação com princípios elevados.

Somos profundamente gratos a Deus pela vida de todos que contribuíram para a existência da Igreja Batista Central de Sorocaba. Que Deus continue derramando suas ricas bênçãos sobre nós, transformando-nos numa igreja contextualizada, dinâmica e preparada para corresponder às necessidades da geração atual. A Ele a glória!

bottom of page