
Nossa História
A Igreja Batista Central de Sorocaba teve sua origem na defesa dos ensinos bíblicos. Oriundos da Primeira Igreja Batista de Sorocaba (atual Igreja Batista Shekiná), alguns membros resolveram deixa-la por não concordar com as posições doutrinárias ora assumidas, saindo sem criar qualquer embaraço ou contenda, filiando-se à Primeira Igreja Batista de São Caetano do Sul.
Liderados pelo diácono Benedito Dorta Bernardes, desejosos de expandir o evangelho, aquele grupo de irmãos logo iniciou um novo trabalho como Congregação da PIB de São Caetano do Sul. E Deus os honrou. Uma pequenina casa foi alugada à Rua Gonçalves Crespo, 82, no Alto do Santana, hoje conhecido como Vila Santana. Ali ficaram por pouco tempo até transferirem-se para um singelo salão na Rua Voluntário Altino, 46, no Além Ponte, onde finalmente se organizariam com uma Igreja independente.
Organizada em 20 de fevereiro de 1954, recebeu inicialmente o nome 2ª Igreja Batista de Sorocaba. Na ocasião, o Pr. Roque Monteiro de Andrade, baseado em Romanos 1.8-14, transmitia uma rica e penetrante mensagem incentivando todos a não parar, mas “insistir em pagar com brevidade a dívida que temos para com o mundo perdido anunciando-lhe o evangelho da cruz”. Compromisso levado a sério ao longo de sua existência.
Com trinta membros fundadores, a pequena igreja avançou em seu trabalho. Seu primeiro pastor foi o missionário Alfred Roy Major. O seu ministério foi curto, porém muito frutífero. Foi no seu pastorado que a Igreja decidiu mudar o nome e passou a chamar-se Igreja Batista Central de Sorocaba.
Em 20 de outubro de 1956 assumiu como pastor Isaac Silvestre da Silva. Com toda dedicação e certo sacrifício, ajudou a Central a consolidar-se em seu trabalho. Foi nesta época que foi adquirida a sua atual propriedade, à Rua Dr. Pereira da Rocha, 155. A compra do terreno e a construção do templo foi uma obra de fé.
Enfrentando muitas dificuldades e vencendo todos os obstáculos, firme em seu compromisso com o Senhor Jesus Cristo, a Central foi responsável pela plantação de outras quatro igrejas na cidade de Sorocaba: Igreja Batista do Central Parque, Igreja Batista Vila Santana, Igreja Batista do Jardim Maria do Carmo e Igreja Batista Nova Canaã. Além destas, é a origem da Igreja Batista Boas Novas e da Igreja Batista Unidade Missionária.
Foram muitos os servos de Deus que ao longo dos anos apascentaram a Central. Homens que, pela fé, enfrentaram inúmeros desafios, sofreram por suas limitações e fraquezas, mas foram usados como instrumentos no cuidado de Deus por sua igreja. Não podemos negar que esta igreja foi abençoada!
Pastorearam a Central os pastores:
-
Emigdio José Pinheiro (1971-1974)
-
Ebenezer Carlos dos Santos (1975-1981)
-
Júlio de Oliveira Sanches (1981-2008)
-
Natanael Gabriel da Silva (2008-2012)
-
Jefferson Rodolfo Cristianini (2009-2012) – Pastor de Jovens
-
Jackson Garcia Parreira (2012-2014) – Pastor Interino
Atualmente o Senhor nos tem abençoado com a vida do pastor Jadison Oliveira da Matta que, acompanhado de sua esposa Alessandra e suas duas filhas, desde 21 de fevereiro de 2015 vêm trabalhando para que esta igreja esteja focada em Jesus e cumpra a sua missão.
Somos profundamente gratos a Deus pela vida de todos que contribuíram para a existência da Igreja Batista Central de Sorocaba. Que Deus continue derramando suas ricas bênçãos sobre nós, transformando-nos numa igreja contextualizada, dinâmica e preparada para corresponder às necessidades da geração atual. A Ele a glória!